sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gripe aviária e odontologia

Biossegurança, o melhor remédio

A biossegurança nunca esteve tão em voga. O risco da gripe aviária evoluir e se transformar numa pandemia global de influ­enza entre humanos exige dos profissionais da saúde atenção redobrada. No consultório odontoló­gico, a equipe lida diariamente com a possibilidade de exposição ocupacional e de contato com material biológico potencialmente infectado.

A transmissão aérea, por meio de gotículas e aerossóis expelidos durante tosse, espirro, fala e procedimentos, que atingem a pele e mucosa, é uma das principais formas de contágio. A contaminação pode ocorrer ainda por inalação ou ingestão. Superfícies de instrumentos, equipamentos e mobiliário também podem ficar contaminados, ampliando o risco.

Não se sabe ao certo quando a gripe aviária conseguirá dar o salto evolutivo que permitirá sua transmissão entre humanos com facilidade. Como os profissionais de saúde estão na linha de frente da defesa da população, até mesmo a adoção de procedimentos básicos dentro do consultório dentário ajudam nesta luta contra a possível pandemia – pois cada contato com o organismo humano dá a chance do vírus se adaptar.

A Editora Anvisa lançou um manual que orienta sobre as melhores práticas de biossegurança em um consultório odontológico para evitar os riscos ocupacionais. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos tem 152 páginas e trata de tópicos como infra-estrutura, riscos ocupacio­nais, gerenciamento de resíduos, controle de infecção e doenças transmissíveis, entre outros.

O manual traz uma série de recomendações para evitar a transmissão aérea. O uso de máscara e óculos de proteção, dique de borracha no procedimento sempre que possível e sugador de alta potência; bem como regular a saída de água de refrigeração e higienizar a boca do paciente com anti-séptico antes da consulta são algumas delas. A obra também sugere evitar seringa tríplice na sua forma de spray, acionando os dois botões ao mesmo tempo, e o emprego de exaustores com filtro, entre outras dicas.

O título pode ser copiado gratuitamente a partir da página http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/manual_odonto.pdf ou adquirido junto à editora (R$ 25,00).

Informações: www.anvisa. gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.