quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

industria saudavel SESI

Sesi retoma Programa Indústria Saudável em três empresas da Capital

Na unidade da Sanesul em Campo Grande já foram entregues os diagnósticos realizados no fim do ano passado

Após atender mais de seis mil trabalhadores em indústrias de todo o Estado durante o ano passado, o Sesi está retomando o Programa Indústria Saudável em três empresas de Campo Grande. O Programa, que consiste em traçar um diagnóstico do estilo de vida dos industriários das indústrias instaladas nos municípios pólos de Mato Grosso do Sul por meio de entrevistas individuais, tem como meta estender o atendimento para dez mil trabalhadores neste ano.

De acordo com o gerente do Núcleo de Saúde Ocupacional do Sesi, Munzer Dib Safatli, este ano as atividades do Indústria Saudável foram iniciadas nas empresas Universo Íntimo Indústria e Comércio de Vestuário e na Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde os diagnósticos realizados no ano passado foram entregues em fevereiro, sendo que a próxima será a Zoomix Suplementação Animal, também da Capital. "Na semana passada, iniciamos a coleta de dados juntos aos funcionários da Universo Íntimo e entregamos os diagnósticos na Sanesul", informou.

Ainda conforme Munzer Safatli, na Universo Íntimo foram iniciados o diagnóstico do Programa Indústria Saudável com previsão de atendimento de 625 funcionários e o atendimento odontológico por meio da unidade móvel do Sesi. "Faremos o atendimento nos dois turnos, de manhã e à tarde. Além disso, também por meio da unidade móvel, iniciaremos no próximo dia 2 de março as consultas ginecológicas e a coleta de exame preventivo, o Papanicolau, com a ginecologista Silvana Nakazato", explicou.

Empresas
O gerente ainda informou que na Sanesul o relatório com os resultados da pesquisa do Programa Indústria Saudável, realizado com 79% dos funcionários da sede administrativa da empresa em Campo Grande, foi entregue no último dia 17 de fevereiro. "No próximo dia 2 de março iniciaremos com a nossa unidade móvel o atendimento para tratar a saúde bucal dos funcionários", ressaltou.

De acordo com o diretor presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, o Programa Indústria Saudável poderá ser implantado nos municípios de Dourados e Corumbá. "O projeto não teve custo para empresa e nada impede que a parceria se estenda às outras unidades nossas. É só uma questão de estudo de viabilidade", informou satisfeito.

A técnica Denise Garcia de Oliveira, coordenadora do Programa Sesi Indústria Saudável, explicou que os atendimentos do Programa Indústria Saudável já estão agendados para serem realizados em todo o Estado e que as empresas interessadas podem entrar em contato, solicitando o serviço. "A próxima empresa que vamos atender com o Programa é a Zoomix Suplementação Animal", explicou.

Ela reforça que o trabalho do Programa Sesi Indústria Saudável tem cunho educativo, além das entrevistas individuais, as equipes da entidade levam às empresas folhetos informativos sobre as doenças mais comuns e como evitá-las. Também é realizada aferição da pressão arterial, identificação do índice de massa corpórea, altura, peso, glicemia e saúde bucal dos funcionários.

Serviço
As empresas interessadas em participar do Programa Sesi Indústria Saudável podem buscar mais informações pelos telefones (67) 3384-5044 ou 3384-5973.
Assessoria de Comunicação/Fiems

Um comentário:

  1. Boa tarde Ricardo!
    Gostaria de saber como entrar em contato com você (por e-mail...), pois sou formada em Odontologia do Trabalho no Rj, e estou procurando profissionais dessa área para trocar informações.
    Att,
    Patricia

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.