terça-feira, 6 de outubro de 2009

Como a ergonomia pode transformar o posto de trabalho?

Como a ergonomia pode transformar o posto de trabalho?
A análise e intervenção ergonômica em um posto de trabalho devem considerar o indivíduo como o centro da atividade laboral. A análise ergonômica do trabalho gera resultados que podem ser aplicados no design (desenho) de postos de trabalho que possam reduzir as exigências sobre o corpo do trabalhador, melhorar as condições de trabalho e aumentar a produtividade.
O conhecimento de como os locais de trabalho afetam o desempenho, a fadiga, o desgaste e os danos físicos causados aos trabalhadores, é parte essencial da análise ergonômica de um posto de trabalho.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (2002) a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um processo construtivo e participativo que visa à resolução de problemas complexos através da avaliação das tarefas, da atividade desenvolvida para realizá-las e das dificuldades enfrentadas pelo trabalhador para atingirem o desempenho e produtividade exigidos.
Para se avaliar a adequação ergonômica de um posto de trabalho, devem ser considerados alguns critérios como, por exemplo:
Tempo gasto para a realização de cada tarefa;
Índice de erros e acidentes do trabalho;
Postura adotada pelo trabalhador;
Esforço físico exigido dos trabalhadores para a realização da atividade; etc.

Saiba mais sobre o assunto clicando no link acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.