segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ODONTOLOGIA DO TRABALHO E HIV/AIDS:

ODONTOLOGIA DO TRABALHO E HIV/AIDS:

UMA RELAÇÃO ÉTICA, LEGAL, PREVENTIVA E EDUCACIONAL


LUCIANA NARCISO DA SILVA


Monografia apresentada à Associação Brasileira de Odontologia de Niterói como requisito parcial à obtenção de título de especialista em Odontologia do Trabalho.

Orientador: Prof. DOUGLAS LEONARDO GOMES FILHO Niterói 2007


RESUMO



Este trabalho, elaborado através de uma revisão de literatura, tem por finalidade esclarecer os Cirurgiões-Dentistas, principalmente os profissionais que exerçam sua função monitorando a saúde do trabalhador, quanto aos aspectos éticos, legais, preventivos e educacionais relacionados aos portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana. É de responsabilidade da equipe de saúde ocupacional, na qual o dentista do trabalho está inserido, a observação e controle das manifestações orais provenientes da AIDS, assim como a realização de campanhas informativas e preventivas nas empresas em que prestam serviço. A busca pela atualização dos conhecimentos técnico-científicos é prevista por norma regulamentadora e dará ao profissional a segurança necessária para não agir de forma preconceituosa e discriminatória, capacitando-o para a realização de um trabalho educativo junto aos demais componentes do seu ambiente laboral e social.


Fonte :GDOT

O instituto odontológico Toscano na sua missão de transferência de conhecimento disponibiliza este trabalho na integra, solicite pelo endereço eletrônico deste site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.