terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A contribuição da odontologia do trabalho no programa de saúde ocupacional: verificando as condições de saúde bucal de trabalhadores de uma agroindústria do sul do Brasil

Resumo: A evolução histórica do homem no trabalho demonstra através das condições de trabalho oferecidas, que estas interferem na qualidade de saúde bucal dos trabalhadores, podendo desencadear alterações na mucosa bucal, traumas e outros agravos. O presente estudo destacou principalmente uma visão mais detalhada desta evolução, atuação e conceito da Odontologia em Saúde do Trabalhador, permitindo a delimitação desta nova área de atuação do Cirurgião Dentista. O enfoque principal foi verificar as condições de saúde bucal de trabalhadores de uma Agroindústria do Sul do Brasil, onde os resultados deste estudo epidemiológico por amostragem indicaram um perfil onde maior parte dos examinados era do gênero feminino (58,82 por cento), com grau de escolaridade (52,94 por cento) e renda (R$ 382,06) baixa, com idade média de 28,3 anos, com tempo de empresa de 44,8 meses. Em relação ao nível de satisfação bucal 51,63 por cento classificaram como regular, sendo que a média de última visita ao dentista foi de 25,51 meses alegando falta de tempo e oportunidade apesar da grande maioria ter relatado que já trabalhou com dor de dente (59,47 por cento) e até mesmo fazendo uso de auto medicação para aliviar sintomas.O CPO-D encontrado foi 16,54, com média de 6,00 para o componente de dentes perdidos enfatizando grande necessidade de instalação de prótese (57,52 por cento) para o maxilar superior e (64,05 por cento) para inferior. Notou-se ainda grande necessidade de atenção à saúde periodontal, (79,82 por cento) apresentava cálculos dentais favorecendo presença de gengivites (61,44 por cento) e alta prevalência de disfunções ortodônticas (66,01 por cento) com desalinhamento dental severo, podendo ser um dos desencadeadoresde expressivo número de indivíduos com sintomatologia dolorosa de ATM (31,42 por cento). Enfim, através deste levantamento epidemiológico, poder demonstrar a indispensável contribuição do Cirurgião Dentista especialista em Odontologia do Trabalho ao estar inserido no programa de saúde ocupacional de uma empresa, podendo realizar exames odontológicos específicos, no intuito de levantar dados que sinalizem uma atuação mais efetiva por parte da empresa na busca de uma saúde bucal e geral, resultando em melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e conseqüentemente num desenvolvimento produtivo mais eficiente, minimizando os riscos de complicações e acidentes de trabalho.

Fonte :Autor: Tauchen, Ana Luiza de Oliveira. bases birene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.