quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Visão de Ricardo Toscano sobre a odontologia do trabalho

O trabalhador como um todo.
A ideia e que a odontologia convencional ganhe uma aliada na chamada odontologia do trabalho, mas sempre com segurança e eficacia, procurando para isso normatização de procedimentos.
É parte da tarefa do especialista em odontologia do trabalho a pesquisa sobre os resultados da interação ambiente laboral,saude mental entre muitos outros processos.
È importante que se escute o trabalhador, que se leve em conta quando ele diz que determinada atividade laboral lhe traz bem-estar, que se tenham olhos para essa opinião. Tambem é preciso que o especialista em odontologia do trabalho alerte a equipe de saude e segurança do trabalhador quando percebe situações de risco.Questionar o trabalhador como um todo e trata-lo sob esse mesmo principio, essa troca de informação entre odontologo do trabalho e trabalhador e mesmo entre outros dentistas e profissionais da saude , e fundamental.
Como citava Hipocrates que as forças curativas e preventivas da natureza e o papel do profissional da saude de favorecer a ação delas.
Mas e preciso rigor academico porque mesmo procedimentos e ações considerados naturais podem fazer mal em determinadas circunstâncias, ou provocar reações em outras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.