segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MANIFESTAÇÕES BUCAIS DAS INTOXICAÇÕES PROFISSIONAIS POR AGENTES QUÌMICOS

MANIFESTAÇÕES BUCAIS DAS INTOXICAÇÕES PROFISSIONAIS POR AGENTES QUÌMICOS



ADMA MARIA CASSEB RODRIGUES

Monografia apresentada à FAISA / CIODONTO – Clínica Integrada de Odontologia para obtenção do título de Especialista em Odontologia do Trabalho Área de Concentração: Odontologia do Trabalho Orientador: Prof. Luciano Carvalho Bignoto Co orientadora: Prof. Emanuela Zenóbio

MACAPA 2009

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi demonstrar através de uma revisão de literatura, o papel fundamental que o dentista do trabalho exerce frente às manifestações bucais das intoxicações profissionais por produtos químicos. Para esse trabalho foi realizada uma pesquisa em banco de dados como pubmed, medcenter, google, bireme, com as seguintes palavras chave: intoxicação ocupacional, odontologia do trabalho, onde 60 artigos foram encontrados, 28 artigos foram selecionados. Os artigos incluídos foram publicados entre 1942 a 2008 e os idiomas eram em inglês, espanhol e português. Intoxicação é o estado decorrente da alteração de saúde devido à ação de um agente químico estranho ao organismo. Os principais modos de contato com agentes químicos podem ocorrer por exposição ocupacional, medica, acidental ou alimentar. A cavidade oral é altamente vulnerável pela sua comunicação permanente com o meio externo, sendo assim são muitas as lesões dos dentes e demais estruturas orais por ação de agentes mecânicos, físicos e principalmente químicos. O dentista tem um papel de grande importância em relação a saúde ocupacional devido ao fato que numerosas doenças profissionais apresentam manifestações orais precoces. O dentista tem responsabilidade no reconhecimento e consequentemente na prevenção das doenças profissionais que possam ser diagnosticadas através de exames na cavidade oral. Isso exige conhecimento especializado por parte dos dentistas, que é obtido através do contato diário com trabalhadores, especialmente em consultórios instalados dentro dos locais de trabalho. A atuação do dentista do trabalho frente às intoxicações ocupacionais por agentes químicos é fundamental, para a implantação de programas de atenção em saúde bucal voltado ao trabalhador que fica exposto a diversos tipos de agentes, contribuindo para sua qualidade de vida. São inúmeros os produtos químicos que podem causar intoxicação ocupacional e sendo assim apresentam uma grande variedade de manifestações bucais. Os principais relatos da literatura são: ulceras em toda cavidade oral, necrose dos maxilares, aparecimento de manchas nos dentes e gengiva, hemorragia gengival.

Fonte: GDOT

O instituto odontológico Toscano na sua missão de transferência de conhecimento disponibiliza este trabalho na integra, solicite pelo endereço eletrônico deste site.

Um comentário:

  1. gostaria de saber se é possivel um dentista de mais de 40 anos de trabalho em proteses pode se intoxicar com algum produto que costuma manusear nesta area. grata
    luciana

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.