segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ODONTOLOGIA DO TRABALHO NO ESPORTE

ODONTOLOGIA DO TRABALHO NO ESPORTE


HELOISA HELENA GONÇALVES

Monografia apresentada à FAISA / CIODONTO – Clínica Integrada de Odontologia para obtenção do título de Especialista em Odontologia do Trabalho Área de Concentração: Odontologia do Trabalho
Orientador: Prof. Luciano Carvalho Bignoto
Co orientadora: Prof. Emanuela Zenóbio

MACAPÁ 2009


RESUMO

O objetivo deste trabalho foi demonstrar através de uma revisão de literatura a importância da atuação da Odontologia do Trabalho no Esporte nas diversas modalidades esportivas. Para esse trabalho foi realizada uma pesquisa em banco de dados como pubmed, medcenter, google, bireme, onde 47 artigos foram encontrados, 26 artigos foram selecionados. Os artigos incluídos foram publicados entre 1984 a 2008 e os idiomas eram em inglês, e português. A Odontologia do Trabalho no Esporte é um ramo da odontologia, especializado no tratamento e prevenção dos traumas e doenças orais provenientes da pratica esportiva. Ela visa oferecer cirurgiões dentistas com visão esportiva, a fim de melhorar o rendimento dos atletas. O dentista do esporte deve detectar todos os problemas do atleta, como por exemplo, respiração bucal, mau posicionamento das arcadas dentárias, além de saber administrar corretamente medicamentos livres de substâncias que podem acusar doping positivo, deve ainda, realizar pronto atendimento nos locais da prática esportiva, fazendo diagnósticos diferenciais e determinando o futuro tratamento ou prognóstico dos traumas e explicar a importância do uso dos protetores bucais na prevenção de traumatismos dentários. Antigamente a formação de um atleta se baseava no talento, preparação física e psicológica. Atletas e esportistas não podem ser tratados da maneira convencional, por isso é importante à relação interdisciplinar incluindo a odontologia desportiva. O papel do dentista em uma equipe esportiva é garantir a saúde bucal ao esportista, através da prevenção e detecção de fatores prejudiciais. Os repositores hidroeletrolíticos causam problemas erosivos sobre esmalte dentário e o dentista deve ficar atento para identificar esse problema precocemente. O uso do protetor bucal adequado é essencial para prevenir grandes traumas que ocorrem durante a prática de esportes de contato.


Fonte: GDOT



O instituto odontológico Toscano na sua missão de transferência de conhecimento disponibiliza este trabalho na integra, solicite pelo endereço eletrônico deste site.

Um comentário:

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.