terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sono normal e odontologia

Até o início da década de 50 o sono era visto como um processo passivo, onde ocorriam lapsos no cérebro, induzindo o sono, devido a estímulos sensoriais insuficientes para manutenção da vigília.

A partir do final da década de 50, identificou-se o sono como um processo ativo, caracterizado por uma sucessão cíclica de diferentes fenômenos psicofisiológicos.

Descobriu-se que os estágios do sono (I, II, III, IV e fase – REM = períodos dos sonhos) ocorrem numa seqüência relativamente pré-estabelecida a cada noite, e são controlados por diferentes, mas interligados, sistemas neuroquímicos.

Para gerar repouso e recuperação das funções mentais, essas fases devem acontecer de forma organizada, durante a noite. A alteração destas fases resulta na não recuperação completa das funções mentais, repercutindo no declínio da atenção, concentração, lentidão de raciocínio, hipersonolência diurna, alteração de humor e comprometimento de outros sistemas orgânicos, contribuindo para o surgimento de doenças.

O avanço nos estudos e diagnósticos do sono ganhou grande importância na década de 60, com a polissonografia (atualmente videopolissonografia), na monitorização simultânea de vários parâmetros biológicos.



Função do Sono
Recuperar ou reverter os processos bioquímicos ou biológicos que, durante a vigília, progressivamente se degradam ou acumulam, e assim, preparam o organismo para o estado de vigília novamente (recuperação das funções mentais).
Amadurecimento cerebral em recém nascidos e crianças menores, com a produção de proteínas que participem dos processos de mielinização do cérebro (fase REM=fase de sonhos).
Sedimentação da memória (fase de sonhos).


obs.: a duração do sono normal varia de 04 a 10 horas, sendo que a média da população dorme de 07 a 08 horas, e o principal critério de avaliação para sabermos se o sono é reparador baseia-se nas respostas as seguintes questões: o sono foi repousante? Foi reparador? passou o dia bem? sem sonolência? bem humorado? caso a resposta seja afirmativa, o seu sono é considerado normal, mesmo para aqueles que tiveram 04 horas de sono, sendo este considerado um bom dormidor.

Fonte :neurosono.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.