terça-feira, 24 de março de 2009

O Princípio da Integralidade no Contexto da Odontologia do Trabalho

SANDRA DUARTE NOBRE MAUCH

Resumo
Este estudo aborda o princípio da integralidade aplicado à Odontologia a partir de um estudo de caso desenvolvido em Brasília – Distrito Federal, com profissionais cirurgiões-dentistas e médicos. Seu objetivo é estudar a situação de inserção da Odontologia nos serviços de saúde, de forma geral, no paradigma da integralidade no agir das práticas profissionais da saúde, compreendendo como este princípio vem sendo assimilado pelos cirurgiões-dentistas em sua prática e fornecendo subsídios para o planejamento das ações no sistema de saúde.
Os resultados encontrados demonstraram que há um entendimento por parte dos profissionais entrevistados sobre o princípio da integralidade e sobre a importância da inserção da Odontologia nas práticas de saúde. Porém, apesar desta compreensão, não há uma concretização na prática. Observa-se um vácuo entre o conhecimento e a prática, entre o abstrato e o concreto.
Infere-se, entretanto, que deficiências curriculares, formação profissional voltada para uma prática privada de forma isolada, falta de socialização da categoria e falta de vontade política podem estar influenciando a estagnação observada na prática odontológica frente a novas demandas.

Fonte : unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.