terça-feira, 24 de março de 2009

ODONTOLOGIA DO TRABALHO: UMA PROPOSTA PARA O SISTEMA INTEGRADO DE SAÚDE OCUPACIONAL DO SERVIDOR CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.

SAMARA DOUETS

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade abordar a questão de Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor Público Ativo Civil Federal, dentro da perspectiva da Odontologia do Trabalho.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão criou, através da Secretaria de Recursos Humanos, o Sistema Integrado de Saúde Ocupacional do Servidor Público Federal – SISOSP.
Dentro deste novo paradigma de gestão da saúde ocupacional dos servidores, a Odontologia encontra-se inserida enquanto área de saúde, conforme Portaria publicada.
Portanto, o momento para trazer a público a discussão sobre o tema saúde bucal, nos ambientes laborais do Executivo Federal, não poderia ser mais oportuno. Além da eminente necessidade de se abordar temas relativos a segurança e saúde do servidor público Federal, vive-se um momento duplamente histórico, em que as questões pertinentes à saúde do complexo bucomaxilofacial destes colaboradores também fazem parte da ordem do dia.
Partindo desta nova concepção de saúde para os servidores ativos, os esforços empreendidos nas páginas que se seguem visam mostrar mais que simples justificativas de convencimento quanto à competência técnica e legal da Odontologia do Trabalho para intervir e influenciar resultados enquanto parte integrante de um efetivo sistema de saúde ocupacional. Este trabalho aponta possíveis diretrizes que seguramente são viáveis para a consecução de um
programa de monitoramento e controle da saúde do complexo bucomaxilofacial sob a ótica da saúde do trabalhador público.

Fonte : unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.