terça-feira, 24 de março de 2009

PROBLEMAS ERGONÔMICOS E AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE

FERNANDO CHAMOSCHINE FERNANDES

Monografia apresentada no Curso de Especialização em Odontologia do Trabalho do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal como requisito para a obtenção do título de especialista em Odontologia do trabalho.

RESUMO
A história do homem se confunde com a própria história do trabalho, sua
evolução e suas conquistas se traduzem pelo conhecimento básico de suas
maiores transformações. Trata-se de uma pesquisa com trabalhadores do setor
de varejo, especificamente, nas lojas Colcci e Forbidden do Taguatinga Shopping,no Distrito Federal, com o objetivo de conhecer os principais problemas ergonômicos posturais decorrente do trabalho e a autopercepção em saúde bucal, para a incorporação do conhecimento e instrumentos para o desenvolvimento de práticas ergonômicas nos postos de trabalho (lojas), a fim de preservar a saúde e a produtividade dos trabalhadores e trabalhadoras. Caracteriza-se por uma pesquisa semi-estruturada de estudo transversal de prevalência, baseada no questionário da OMS de autopercepção de saúde bucal e no questionário idealizado por CORLETT em ergonomia. Retrata, com grandes referências e pela autopercepção, problemas ergonômicos (transtornos posturais) em comerciários e
comerciárias, ainda jovens, principalmente nos membros inferiores e cefaléias, conseqüentes do trabalho, e a importância da saúde bucal no contexto do processo laboral. Mas muito falta, todavia, para se atingir a excelência de proteção à saúde, em seu contexto geral e bucal, e à vida do trabalhador. Uma história sem fim.

Fonte :unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.