terça-feira, 24 de março de 2009

POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OS INDICATIVOS DE ESTRESSE GERAL/ ESTRESSE LABORAL E OS ÍNDICES DE FLUXO E ACIDEZ SALIVAR – PH, NOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS.

Renata Azeredo Lopes

Resumo
O estresse laboral tem sido amplamente estudado por tratar-se de um estado de desgaste anormal do organismo frente às necessidades de adaptação ao processo produtivo. Estar sob estresse quer dizer "estar sob pressão" ou "estar sob a ação de estímulo insistente". O assunto é muito discutido atualmente em decorrência das suas conseqüências negativas na vida diária das pessoas, tais como cansaço, irritabilidade, labilidade emocional, depressão, asma, doenças cardíacas, gastrintestinais e auto-imunes, entre outras. A saliva desempenha um papel fundamental na busca da homeostase orgânica por ser um dos mais complexos, versáteis e importantes fluídos do corpo. Este estudo relaciona estresse geral, estresse laboral, volume salivar e índice de acidez salivar (pH) e justifica-se por procurar colaborar com a prevenção e a promoção da saúde do trabalhador como um todo, dando importância à prevenção de doenças buco-maxilo-faciais e outras de caráter sistêmico, visando qualidade de vida aos trabalhadores submetidos a fatores estressantes.
Foi encontrado um alto índice de estresse (42,86%) diagnosticável na amostra e fatores sugestivos de estresse laboral, bem como reduzido fluxo salivar em 57,14% da amostra e uma variação média de pH salivar de 6,99 para os sujeitos com estresse diagnosticável e 7,21 para os sujeitos sem estresse diagnosticável, o que pode sugerir a necessidade de novas pesquisas que venham verificar esta situação encontrada.

Fonte : UNB.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.