sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Chocolate escuro 'controla diabetes e pressão alta'

Chocolate escuro 'controla diabetes e pressão alta'


Segundo pesquisadores, apenas chocolate escuro tem efeitos benéficos
Comer chocolate escuro pode ajudar a controlar diabetes e pressão sangüínea, segundo equipe de pesquisadores da Universidade de L'Alquila, na Itália.
O estudo, feito com 15 pessoas, constatou que comer 100 g de chocolate escuro diariamente por 15 dias provocou uma queda de pressão.

A equipe de pesquisadores também constatou melhora na capacidade do corpo de metabolizar açúcar, o que é um problema para os diabéticos.

No entanto, comer a mesma quantidade de chocolate branco não teve qualquer efeito, de acordo com os pesquisadores.

Em artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, eles dizem que o antioxidante chamado flavanol é o responsável pelo efeito porque neutraliza substâncias potencialmente danosas às células, conhecidas como radicais livres.

Apesar dos benefícios do chocolate escuro, porém, o pesquisador chefe da equipe, Cláudio Ferri, disse que as pessoas devem ter cuidado com o consumo de chocolate.

"Chocolate escuro contém antioxidantes, mas também muita gordura e muitas calorias", disse.

"As pessoas que querem adicionar chocolate à dieta precisam retirar quantidades equivalentes de calorias, reduzindo outros alimentos, para evitar ganhar peso."

Em artigo na mesma edição do jornal, o nutricionista Cesar Fraga, da Universidade da Califórnia, disse que os resultados ligados à pressão sangüínea parecem ter credibilidade.

Segundo ele, outros alimentos ricos em flavanol, como chá e vinho, têm efeito semelhante sobre a pressão sangüínea.

"A identificação de alimentos saudáveis e a compreensão de como os componentes dos alimentos influenciam a fisiologia vai ajudar a melhorar a saúde da população", acrescentou.

Amanda Vezey, especialista em diabetes no Reino Unido, destacou que o estudo é pequeno, mas mesmo assim, interessante.

"Pessoas com diabetes podem comer chocolate escuro com moderação, como todo mundo", disse.

"No entanto, recomendamos às pessoas com diabetes que tenham uma dieta balanceada, com pouca gordura, pouco sal e açúcar, muitos legumes e frutas, combinado com exercícios regulares para ajudar a controlar a doença."

Fonte: bbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.