quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PROPOSTA DE GESTÃO DE RISCOS PARA O CONTROLE DE INFECÇÃO, A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DE BIOSSEGURANÇA

PROPOSTA DE GESTÃO DE RISCOS PARA O CONTROLE DE INFECÇÃO, A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DE BIOSSEGURANÇA, NAS CLÍNICAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFSM


Clacir de Lourdes Londero Zenkner

A odontologia é uma profissão que oferece vários riscos, dentre eles os agentes biológicos constituem uma séria ameaça à saúde tanto do profissional, paciente e equipe. Aprender a controlar estes riscos é uma meta a alcançar, onde a educação deve ser iniciada ainda na vida acadêmica. O estudo foi realizado no curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM e teve como objetivo propor um sistema de gestão de risco a partir de um diagnóstico de biossegurança. Este diagnóstico foi feito por meio da aplicação de um check list que avaliou as ações desenvolvidas pelos acadêmicos (através da observação e de uma entrevista), a gestão da biossegurança que o curso possui (através da entrevista com o coordenador) e a estrutura física das clínicas (observação das clínicas). Os dados coletados foram analisados e representados através de tabelas e gráficos. Concluiu-se que falta para os acadêmicos um maior comprometimento com relação às medidas de controle de infecção, que seria apropriada a inclusão da disciplina de biossegurança e ergonomia e que a estrutura física das clínicas devem se adequar as exigências legais para facilitar a atuação de maneira mais ergonômica colaborando para reduzir os riscos ocupacionais.


Pertenece a: BDTD Ibict

Fonte :biblioteca. universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.