sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Estudo científico do SESI Clínica em Odontologia do Trabalho

Estudo científico do SESI Clínica em Odontologia do Trabalho ganha prêmio nacional
Desenvolvido pela cirurgiã-dentista do SESI Clínica, Drª Márcia Fernandes, trabalho científico na área de Odontologia do Trabalho ganha prêmio da Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho.

Intermídia e ASCOM SESI/SENAI

Meireles Jr
SESI Clínica oferece atendimentos de qualidade também em odontologia.O Bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes, está associado ao elevando índice de stress emocional laboral em trabalhadores da área de saúde de São Luís.

Essa foi a constatação da pesquisa científica da cirurgiã-dentista, Márcia Fernandes, do SESI Clínica do Maranhão e Presidente da Seção Maranhense da ABOT - Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho, com o tema “Bruxismo associado ao estresse emocional laboral em trabalhadores da área da saúde”, que acaba de ganhar destaque nacional com o Prêmio da ABOT Dr. Spyro Spyrides - “Contribuição Científica na Área da Odontologia do Trabalho”.

O estudo concorreu com mais de 25 trabalhos científicos de todo o país na área de odontologia do trabalho e foi apresentado e julgado durante o Congresso Brasileiro de Odontologia do Trabalho, com o tema Integralidade na Saúde do Trabalhador, realizado no Rio de Janeiro.

Apesar de pouco conhecido, o problema é mais freqüente entre pessoas com idade produtiva de 15 a 40 anos. Especialista em prótese e em Odontologia do Trabalho, Márcia Fernandes, avaliou voluntários da área de saúde de dois Centros de Especialidades Odontológicas de São Luís, entre homens e mulheres, e diagnosticou em todos casos de bruxismo.
Ela explica que os principais sintomas comuns aos portadores de bruxismo são dores de cabeça tensionais, que surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra.

“O bruxismo pode afetar a produtividade do trabalhador e conseqüentemente da empresa, por isso é importante detectar o problema e buscar tratamento especializado”, afirma a cirurgiã-dentista.

Segundo Márcia Fernandes a expectativa do SESI Clínica Maranhão é desenvolver esse trabalho nas empresas maranhenses, que terão como benefício um programa multidisciplinar de conscientização sobre bruxismo, além de informações e acompanhamento odontológico sobre stress emocional laboral, caso seja detectado na empresa.

“Por isso é tão importante o papel do SESI Saúde através da odontologia do trabalho, uma especialidade odontológica que visa prevenir e diagnosticar doenças do complexo buco-maxilo-facial, provocadas pela atividade laboral, e a evitar acidentes do trabalho por causas odontológicas, contribuindo assim para a saúde integral do trabalhador”, completa ela.
Fonte:fiema 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.