quinta-feira, 27 de novembro de 2008

cerest

MS habilita cinco novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - 10/10/2006
Cinco novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foram habilitados nos estados de Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde com a publicação no Diário Oficial da União, no dia 10, da Portaria SAS/MS nº 747.


De gestão municipal, os Cerest serão instalados em São Luis (MA), Corumbá (MS), Uberaba e Barbacena (MG) e Palmeira das Missões, executando ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente de seu vínculo empregatício.


No ato da habilitação, os Centros de Referência receberão do Fundo Nacional de Saúde R$ 50 mil para reforma de imóvel e compra de equipamentos. Ao fim de cada mês, são repassados a essas unidades recursos da ordem de R$ 30 mil, para custeio de todas as ações previstas na Portaria 2.437/2005.


Juntamente com uma rede de 500 serviços sentinela de média e alta complexidade capaz de atender às vítimas de agravos à saúde relacionados ao trabalho, os Cerest integram a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.


Desde agosto, o Ministério da Saúde habilitou 40 novos Centros de Referência. Ao todo, já são 150 os Cerest de abrangência estadual ou regional que executam ações de Saúde do Trabalhador em todo o País. Ao longo de 2007, o Ministério da Saúde deve habilitar outros 50 Cerest, estendendo em 200 as unidades implementadas.

Fonte : Área Técnica de Saúde do Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.