quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A ABORDAGEM ERGÔNOMICA COMO PROPOSTA PARA MELHORIA DO TRABALHO E PRODUTIVIDADE EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

RESUMO

O tema do presente estudo refere-se a abordagem ergonômica como base para a promoção da melhoria do trabalho e produtividade em serviços de alimentação. Buscou-se aqui estudar os diversos fatores pertinentes ao trabalho e sua relação com a saúde e bem estar dos trabalhadores, dentro de um processo no qual as contribuições da ergonomia possam direcionar a melhoria das condições de trabalho, e consequentemente, a produtividade. O entendimento sobre o trabalho e as formas de organização do mesmo foi importante para conhecer como as condicionantes físicas, organizacionais, tecnológicas e do próprio trabalho têm implicações sobre a qualidade de vida no trabalho, stress e desempenho. A análise ergonômica do trabalho num serviço de alimentação hospitalar, tomando como exemplos o setor de lactário e a cozinha dietética de um sistema brasileiro e outro americano, respectivamente, serviu de base para estudar as relações entre os aspectos de trabalho nas operações de serviço de alimentação. Isso possibilitou a compreensão de como sistemas de trabalho diferentes em sua forma organizacional e tecnológica têm efeitos diferentes sobre a produtividade.

Fonte :saude trabalho Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Produção - Área de concentração: Ergonomia.
ÂNGELA MARIA CAMPOS SANTANA FLORIANÓPOLIS-SANTA CATARINA-BRASIL SETEMBRO DE 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.