quarta-feira, 26 de novembro de 2008

XAROPES e Gotas para Tosse - Drogas Depressoras

XAROPES e Gotas para Tosse - Drogas Depressoras


Definição:

Os xaropes são formulações farmacêuticas que contêm grande quantidade de açúcares, fazendo com que o líquido fique “viscoso”, “meio grosso” (“xaroposo”). Nesse veículo ou líquido, coloca-se a substância medicamentosa que vai trazer o efeito benéfico desejado pelo médico que a receitou. Assim, existem xaropes para tosse em que o medicamento ativo é acodeína. Mas também existem outras maneiras de se preparar tais remédios. Em vez de colocá-los em um xarope, faz-se uma solução aquosa, às vezes com um pouco de álcool, tendo-se assim as chamadas gotas para tosse. A substância ativa contida nas gotas geralmente é a codeína. A codeína está entre os remédios mais ativos para combater a tosse, e por isso é chamada de antitussígena ou béquica (nome bobo que a medicina inventou para complicar as coisas).

Existe um número muito grande de produtos comerciais à base de codeína. Assim, Belacodid®, Belpar®, Codelasa®, Gotas Binelli®, Pambenyl®, Setux®, Tussaveto® etc., são remédios contra tosse que contêm essa substância em suas fórmulas.

A codeína é uma substância que vem do ópio; trata-se, dessa maneira, de um opiáceo natural. Existem ainda muitos xaropes para tratar a tosse que contêm certas plantas em sua fórmula, como, por exemplo, o agrião, o guaco etc. Esses medicamentos, chamados de fitoterápicos, não têm os efeitos tóxicos da codeína nem causam dependência.


Efeitos no cérebro:

O cérebro humano possui uma certa área – a chamada centro da tosse – que comanda os acessos de tosse. Isto é, toda vez que ele é estimulado há emissão de uma “ordem” para que a pessoa tussa. A codeína é capaz de inibir ou bloquear esse centro da tosse; assim, mesmo que haja um estímulo para ativá-lo, o centro, estando bloqueado pela droga, não reage, ou seja, não dá mais a “ordem” para a pessoa tossir, e a tosse que vinha ocorrendo deixa de existir.

Mas a codeína age em outras regiões no cérebro. Assim, outros centros que comandam as funções dos órgãos são também inibidos; com a codeína, a pessoa sente menos dor (ela é um bom analgésico), pode ficar sonolenta, e a pressão sangüínea, o número de batimentos do coração e a respiração podem ficar diminuídos.


Efeitos sobre outras partes do corpo:

A codeína possui vários efeitos das drogas do tipo opiáceos. Assim, é capaz de contrair a pupila (“menina dos olhos”), provocar sensação de má digestão e produzir prisão de ventre.


Efeitos tóxicos:

A codeína quando tomada em doses maiores que a terapêutica produz acentuada depressão das funções cerebrais. Como conseqüência, a pessoa fica apática, a pressão do sangue cai muito, o coração funciona com grande lentidão e a respiração torna-se muito fraca. Como conseqüência, a pele fica fria (a temperatura do corpo diminui) e meio azulada (“cianose”) por causa da respiração insuficiente. A pessoa pode ficar em estado de coma, inconsciente, e se não for tratada pode morrer. Por exemplo, em um pronto-socorro na cidade de São Paulo, em um período de 10 meses, 17 crianças de 20 dias até 2 anos de idade foram tratadas por intoxicação por causa de xaropes ou gotas para tosse tomadas em excesso (Setux, Belpar, Belacodid, Espasmoplus). Todas essas crianças apresentavam dificuldade respiratória, pele fria e meio azulada, pupilas contraídas, mal conseguiam chorar e não tinham forças para mamar.


Aspectos gerais:

A codeína leva rapidamente o organismo a um estado de tolerância. Isso significa que a pessoa que vem tomando xarope à base de codeína, por “vício”, acaba por aumentar cada vez mais a dose diária. Assim, não é incomum saber-se de casos de pessoas que tomam vários vidros de xaropes ou de gotas para continuar sentindo os mesmos efeitos. E se elas deixam de tomar a droga, estando já dependentes, surgem os sintomas da chamada síndrome de abstinência. Calafrios, cãibras, cólicas, coriza, lacrimejamento, inquietação, irritabilidade e insônia são os sintomas mais comuns de abstinência.


Situação no Brasil:

Os xaropes e as gotas à base de codeína podem ser vendidos nas farmácias brasileiras somente com a apresentação da receita do médico, que fica retida para posterior controle. Infelizmente, isso nem sempre acontece, pois algumas farmácias desonestas que, para ganhar mais dinheiro, vendem essas substâncias por “baixo do pano”. Contudo, os proprietários desses estabelecimentos podem ser punidos caso sejam descobertos.

Fonte: SENAD - Secretaria Nacional Antidrogas. Livreto Informativo Sobre Drogas Psicotrópicas - Xaropes e Gostas para Tosse

2 comentários:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.