quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Odontologia Forense

Qual o papel da Odontologia Forense nos crimes?

A odontologia forense é uma área da odontologia que aplica o conhecimento técnico – cientifico da estrutura dentária do cadáver, com fins de identificação.
Os dentes são estruturas fundamentais à identificação médico-legal, em virtude da sua resistência (à putrefacção, ao calor, aos traumatismos e à acção de certos agentes químicos) e especificidade (cada dentadura é única). A identificação através dos dentes permite o estudo dos aspectos assinalados para a Antropologia Forense, através de métodos de reconstrução e comparação. Os dentes definitivos podem ser descritos através de sistemas de números, na actualidade, os sistemas de números existente são: de Palmer, de Haderup e a Federação dental Internacional.
Características individualizantes que são analisadas:

Número de dentes;
Alteração da posição ou rotação;
Alterações congénitas ou adquiridas (hábitos, profissões);
Alterações patológicas ou traumáticas (cáries);
Existência de tratamentos (amálgamas, coroas, pontes, próteses fixas ou amovíveis).
Outra forma de identificação é através das marcas de mordida. Define-se como marca de mordida a impressão causada unicamente pelos dentes ou em combinação com outras partes da boca.
De facto, os dentes são frequentemente usados como armas quando uma pessoa ataca outra ou quando a vítima do ataque se tenta defender, podendo assim ser possível a identificação do possível perpetrador. As marcas de mordida não são encontradas unicamente em situações relacionadas com crimes violentos, sendo também passíveis de serem observadas nas situações de maus-tratos em crianças.

A sua História...

A odontologia forense começou a ser aplicada em 1897, devido a um incêndio na feira beneficente de Paris, onde morreram 126 pessoas carbonizadas. Óscar Amoedo (médico cubano), através da comparação dos arcos dentários com as informações dos cirurgiões-dentistas das vitimas procedeu à identificação dos corpos. A partir daí esta área passou a ser usada nas mais diversas situações de identificação.

Fonte : pericias-forenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.