Resumo
Por passar um grande número de horas de sua vida no trabalho, torna-se evidente
a importância da saúde e segurança do trabalhador, visando uma melhor qualidade de vida.
Neste contexto, este trabalho verificou as características de 63 funcionários em 30
escritórios de Órgãos Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), os
quais foram entrevistados a respeito de seu perfil, ambiente de trabalho, mobiliário,
computador, sistema de trabalho e saúde. A partir dos dados apresentados, foi possível
perceber algumas tendências que podem influenciar o aparecimento de doenças
ocupacionais, mesmo sabendo-se que há vários os fatores que podem ser determinantes
destas doenças. Com os resultados obtidos pôde-se verificar que 54,7% destes sentem ou
já sentiram dores durante a realização do trabalho, 42,9% não tem nenhum conhecimento
sobre Ergonomia e 34,14% não realizam nenhum tipo de atividade física, o que pode
favorecer o aparecimento de doenças ocupacionais.Desta forma, percebe-se a necessidade
de cursos e orientações sobre doenças ocupacionais, saúde e segurança no trabalho,
principalmente ergonomia, bem como incentivos à prática de atividade física ou ginástica
laboral. Afim de suprimir esta necessidade será preparado e ofertado um curso de
orientação aos trabalhadores de ambientes informatizados da UFV neste sentido.
Fonte :Autoria: Nathalia Carvalho Moreira - nathaliatp@yahoo.com.br
Tereza Angélica Bartolomeu - angelica@ufv.br
Instituição: Universidade Federal de Viçosa – UFV, Brasil
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Há 6 anos
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