sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Utilização de Polifenóis de Alcachofra para Fins de Emagrecimento e Tratamento de Gordura Localizada

Nota de Esclarecimento sobre a Utilização de Polifenóis de Alcachofra para Fins de Emagrecimento e Tratamento de Gordura Localizada






Diante da crescente utilização de polifenóis de alcachofra para fins estéticos, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade – ABESO vêm a público fazer os seguintes esclarecimentos:



Não há evidência científica de que a aplicação de injeções de polifenóis de alcachofra tenha alguma eficácia na redução da gordura localizada. O tratamento, apelidado de ”barriga de tanquinho”, virou febre no país e vem sendo utilizado de forma incorreta e perigosa.
Em relação à via de administração dos polifenóis de alcachofra, também não existem estudos científicos que respaldem a sua segurança. Isto significa que a administração inapropriada do produto implica em sérios riscos à saúde, podendo provocar uma série de complicações tais como infecções, necrose de tecido e até mesmo a morte;
Medicamentos novos para redução de peso não são tão numerosos como nos fazem crer as notícias da mídia. São necessários anos de estudos para se comprovar a eficácia e a segurança de uma nova medicação ou produto;

Os endocrinologistas acompanham atentamente os avanços da ciência na busca de soluções para os problemas de Obesidade e os males a ela relacionados e vê com profunda preocupação a propagação de métodos milagrosos por profissionais que não tem comprometimento com a Medicina de qualidade.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a ABESO são entidades oficiais, reconhecidas pelos seus órgãos reguladores e se sentem na obrigação de proteger a população contra falsas informações, falsas propagandas e falsos produtos que colocam vidas em risco.

Ressaltamos que aqueles profissionais que estiverem fazendo uso destes produtos poderão ser alvo de processos ético-disciplinares no Conselho Federal de Medicina e na alçada civil.


Fonte :SBEm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.