QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Nunca, como nos dias de hoje, fala-se tanto sobre qualidade de vida. Abrimos o caderno de imóveis e lá está o anúncio: “venha morar no parque X e tenha mais qualidade de vida”. No caderno de empregos: “indústria Y procura alguém para tal cargo e oferece as seguintes vantagens (tal ...tal ... tal ...) visando uma melhor qualidade de vida”.
Mas, afinal, o que é qualidade de vida? Seria trabalhar em uma das “100 melhores empresas” ou morar em um local longe da cidade, no meio de um parque e rodeado de árvores?
Não, claro que não. Qualidade de vida são escolhas. Escolhas para desenvolver hábitos saudáveis físicos, mentais, emocionais e espirituais. De que adianta malhar na academia três vezes por semana e continuar fumando? Ou morar em um condomínio bucólico e ser um estressado crônico?
Por isso, qualidade de vida é algo individual. Existem pessoas que não conseguem viver em locais distantes e calmos, que não freqüentam academias e que nem por isso deixam de trabalhar com prazer. O que precisamos, em realidade, é saber manter um equilíbrio e não cometer excessos.
Podemos, sim, levar uma vida saudável que abranja as dimensões física, mental, emocional e espiritual, desde que essa seja a nossa escolha. E, se assim decidimos, devemos buscar o máximo de informações sobre como alcançar e manter este equilíbrio.
Claro está que a modernidade trouxe ao ser humano ansiedades, incertezas, confusões, mudanças, etc., e isto está ocorrendo diariamente e de forma muito rápida. Em qualquer atividade humana vive-se sobrecarregado de informações, opções, escolhas que poderão nos comprometer física e mentalmente devido ao estresse que tudo isso acarreta.
No desempenho da nossa atividade profissional, isto não é diferente. Atualmente, em um mundo globalizado como o nosso, trabalha-se em função de uma produtividade cada vez maior em espaços de tempo cada vez menores. A internet diminuiu as distâncias; o mercado trabalha com as pontas dos dedos em um teclado; e isto sem considerar outros aspectos como o downsizing, terceirização, reengenharia, etc. Poder-se-ia até pensar se o melhor não seria se tudo fosse pelos ares para que recomeçássemos de uma forma mais saudável e mais racional.
Mas enquanto isto não acontece e temos que seguir trabalhando, vamos procurar fazê-lo de uma forma mais positiva. E se você não está satisfeito com o seu desempenho e vendo tudo de uma forma negativa, deixo algumas “dicas” para melhorar sua atitude em relação ao seu trabalho:
- trabalhar leva a pessoa a novas descobertas.
- trabalho é como ginástica, quanto mais você faz, mais o trabalho torna a pessoa mais eficiente e capaz de atingir resultados.
- trabalho é um excelente repositório de novas idéias. Portanto, seja o melhor na sua atividade e deixe fluir sua criatividade.
- o trabalho e seus resultados são o seu melhor marketing pessoal.
- o trabalho é ótimo para a mente não ficar infestada de “minhocas”. Quem se ocupa não se preocupa.
- o trabalho tem que lhe fazer sentido. Por isso necessita estar alinhado com seus valores e com sua missão de vida.
E para você melhorar sua relação com o trabalho, atente para estas pequenas regras:
- você precisa gostar do que faz. Trabalho é prazer. Esta é a primeira e a mais fundamental das regras na sua relação com o seu trabalho.
- procure conscientizar-se do seu papel, seus objetivos e suas obrigações. Entenda porque você está onde está.
- corresponda às expectativas. Sua capacidade de entrega é que vai determinar sua competência.
- no início de seu dia de trabalho, planeje e estabeleça as prioridades a serem cumpridas. Ao final do dia sua auto-estima estará em alta.
- estabeleça um limite para as horas de trabalho e mantenha-se fiel a ele.
- se você vai trabalhar até mais tarde, pergunte-se se tais tarefas não poderiam ser concluídas no dia seguinte e de forma mais eficaz.
- não somos perfeitos. Portanto, devemos reconhecer nossos potenciais e nossas limitações. Devemos ter a humildade suficiente para reconhecer nossos pontos fortes e fracos.
- sorria sempre. Bom humor é uma grande arma para ganhar a simpatia das pessoas.
- aprenda sempre. As coisas mudam rapidamente e o que é bom hoje, amanhã já estará ultrapassado.
- pratique aquilo que aprender. De nada adianta você fazer cursos e workshops, freqüentar eventos e congressos se isto não lhe trouxer resultados práticos.
- tenha sempre uma atitude positiva. Quem é pessimista, reage negativamente a qualquer coisa nova ou espera maus resultados de tudo, nunca irá crescer como ser humano.
- aprenda a dizer NÃO. Não vá além dos seus próprios limites.
- acostume-se a vencer as crises. Elas são inevitáveis. Mas sempre representam grandes oportunidades para o nosso crescimento. E, ao supera-las, comemore a vitória alcançada.
- realize cada tarefa como se fosse a última coisa a fazer na vida. “Ponha toda a tua alma, todo o teu ser e toda a tua vida no ato que estás praticando” (princípio Zen).
Para finalizar, procure não fazer aquilo que você não gosta apenas por causa do dinheiro ou do status, como muitos fazem e acabam não alcançando prazer e felicidade em seu trabalho. É preferível não fazer nada do que fazer mal feito.
Portanto, mude! Veja o que é necessário para que você goste ..., gostar, não, amar de paixão o seu trabalho. Ou então, mude de atividade. Para que você possa ser (mais) feliz!
Fonte: Dr. Luiz Roberto G. Fava Cirurgião – Dentista, Especialista em Endodontia
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Há 6 anos
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