segunda-feira, 13 de outubro de 2008

dor de cabeça e presenteismo

Dor de cabeça e presenteísmo

Alguns problemas bucais que, de um modo geral, não chegam a afastar o colaborador de seu posto de trabalho por um período prolongado, mas aí é que entra o assunto , que se chama presenteísmo. Ao contrário do absenteísmo, no qual o colaborador se ausenta temporariamente do trabalho, este permanece presente, porém, mental e emocionalmente ausente por estar doente. Este colaborador dificilmente falta ao trabalho, mas possui um baixo rendimento podendo causar prejuízo para a empresa e descontentamento de seus clientes. Entre os sintomas mais comuns do presenteísmo estão as dores de cabeça, nas costas, musculares, depressão, insônia e distúrbios gástricos, mas o principal é o estresse. A situação pode perdurar por semanas ou meses. Com isso, a empresa perde produtividade e o colaborador, tomado pelo desânimo, com nível de estresse alto, sofre as conseqüências físicas e emocionais, podendo influenciar negativamente toda a equipe e até mesmo colocar a sua saúde em risco. Este é um problema que ocorre atualmente dentro das empresas e que tem chamado a atenção daqueles que atuam na área de Gestão de Pessoas.

Verificou-se que o absenteísmo por motivos odontológicos tem pouco peso sobre o total de faltas e provocam o afastamento do colaborador por um período curto, mas o presenteísmo pode acontecer a qualquer momento, com qualquer colaborador, independente de seu cargo ou nível social. Existem diversos problemas bucais que podem causar o presenteísmo, como a própria dor de dente por motivos de cárie, problemas de canais e traumas. Há também o bruxismo (ranger os dentes) e problemas na ATM (articulação têmporo mandibular) muitas vezes responsáveis por dores de cabeça, no ouvido e até mesmo na coluna cervical. Dentes infeccionados ou com problemas periodontais (sangramentos na gengiva, associados ou não à perda óssea), que além da dor local, podem causar diversos problemas de ordem geral como artrite, problemas musculares, problemas no coração (endocardite bacteriana) entre outras.

Algumas empresas que já possuem uma nova visão estão desenvolvendo projetos direcionados para a manutenção da saúde de seus colaboradores, incluindo em seu dia-a-dia, diversas atividades como massagens, ginástica laboral, alimentação balanceada, check ups periódicos, palestras educativas, motivacionais etc. Na área odontológica, não está sendo diferente, pois por meio de campanhas, eventos e palestras de promoção de saúde e preventivas, as empresas estão ajudando seus colaboradores a se conscientizarem da real importância da saúde bucal, entenda-se Odontologia do trabalho
Fonte: Ricardo Toscano especialista em odontologia do trabalho UFSC. postado em outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.