quinta-feira, 9 de outubro de 2008


Névoas ácidas contribuem para a ocorrência de problemas periodontais



 

 

A cavidade bucal é vulnerável a uma série de agentes externos, e algumas exposições ocupacionais estão associadas a mudanças orais, como erosões dentais, lesões ulcerosas na mucosa da boca, inflamações, sangramentos e redução do pH da saliva, que podem comprometer a capacidade de resistência a infecções. Nesse sentido, Tatiana Almeida e equipe da Universidade Federal da Bahia resolveram investigar a hipótese de que a exposição ocupacional a névoas ácidas está associada positivamente à doença periodontal, avaliada através da perda de inserção periodontal .

 

O estudo foi conduzido com 530 trabalhadores do sexo masculino de uma metalúrgica. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas individuais e de exames clínicos odontológicos. De acordo com artigo publicado na edição de março de 2008 dos Cadernos de Saúde Pública, “as doenças periodontais compreendem um grupo de doenças crônicas inflamatórias que afetam os tecidos de sustentação dos dentes e estão associadas a sangramentos gengivais, vermelhidões e perdas de inserções periodontais. Agentes externos como a nicotina, o álcool e o chumbo podem causar ou contribuir para a ocorrência de uma série de formas de destruição periodontal”.

 

Os resultados do estudo mostram que a exposição a névoas ácidas esteve associada positivamente à perda de inserção periodontal > 4mm para a ocorrência da exposição em algum momento, exposição passada e duração da exposição maior que seis anos, independentemente da idade, consumo de álcool e tabagismo. Estes dados foram observados apenas entre os trabalhadores que não usavam o fio dental. Segundo os pesquisadores, “a exposição a névoas ácidas é um fator de risco potencial para a perda de inserção periodontal e são necessários outros estudos que utilizem desenhos longitudinais e medidas de exposição mais acuradas”.


Eles afirmam também que os resultados mostram a importância de uma adequada higiene bucal na preservação da saúde periodontal, mesmo na presença de exposições químicas, como as névoas ácidas. “Desde que as névoas ácidas são conhecidas por causar efeitos graves à saúde, como o câncer de laringe e neoplasias no trato respiratório superior, equipamentos de proteção contra essas exposições vêm sendo cada vez mais recomendados. Nos países industrializados, há regras rígidas de controle. Nos países em desenvolvimento, no entanto, onde as exposições ocupacionais ainda são grandes, os programas de saúde deveriam enfatizar a higiene bucal, mas os profissionais de saúde e as autoridades públicas também deveriam estar atentos aos programas de controle de emissão de ácidos, intervenção mais apropriada na proteção dos trabalhadores”.

 

Fonte: www.odontologia.com.br   Postado em Agosto por Ricardo Toscano Cirurgião-dentista especialista em odontologia do trabalho UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.