Autor(es): Elisabete de Fatima Polo de Almeida Nunes
Resumo: Este trabalho analisa o projeto pedagógico de formação dos profissionais da rede de atenção básica de saúde, na área de saúde do trabalhador, desenvolvido com equipes de Saúde da Fanúlia que atuam na Autarquia do Serviço Municipal de Saúde de Londrina. A investigação foi realizada em dois momentos: O primeiro momento foi desenvolvido durante a aplicação do Módulo lnstrucional para Capacitação da rede básica de saúde do SUS em saúde do trabalhador, proposto pela Coordenadoria de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Durante o curso foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados (observação, análise de cartas, frases). O segundo momento, desenvolvido alguns meses após o curso, foi para a realização de entrevistas com membros da equipe de dirigentes da referida autarquia e grupo focal com os profissionais da equipe local que participaram do curso. Para verificar o grau de concordância sobre as atribuições referentes à área de saúde do trabalhador estabelecidas para a rede de atenção básica de saúde foi aplicado um formulário, antes e após o curso. Os alunos/profissionais manifestaram-se sensibilizados para o tema, adquirindo conhecimentos pouco ou nunca discutidos e visualizaram diversas ações possíveis de serem realizadas. A concepção pedagógica, a partir dos referenciais de Paulo Freire, Vygotsky, e as estratégias de ensino aprendizagem que embasaram a operacionalização do módulo, mostraram-se favoráveis ao desenvolvimento da análise crítica sobre a situação de saúde dos trabalhadores e da sua própria condição de trabalhador. Como limites para a incorporação destas ações forampontuados pelos profissionais da atenção básica: a organização do processo de trabalho nas UBS, a descontinuidade dos processos de mudança e pela equipe de dirigentes foram os referentes à inexistência de um sistema de informação que dê visibilidade aos problemas de S.T.; ao perfil e a formação dos profissionais de saúde, a desarticulação entre os serviços de apoio e as vigilâncias. O Módulo mostrou-se, enquanto uma ferramenta que permitiu ampliar a discussão e o debate com os atores locais e centrais sobre a incorporação da S.T. na rede de atenção básica, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS
Fonte : http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000316071
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Há 6 anos
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